Buscar
  • Pedro Henrique Pandolfo

Codice Fiscale, do que se trata?

Atualizado: 20 de Nov de 2019

Ciao amici, sou o Pedro Pandolfo, eis-me aqui novamente! No Post anterior falamos sobre a Dichiarazione di Presenza, e de como torna-se mais comodo entrar diretamente pela Itália, pois assim não somos obrigados a declarar presença em até 8 dias na Questura. Neste Post irei falar a respeito do Codice Fiscale, documento Italiano indispensável à estadia por aqui, vamos saber do que se trata? 

 O Codice Fiscale é o documento equivalente ao nosso CPF Brasileiro. O mesmo deve ser feito junto à Agenzia delle Entrate, orgão Italiano equivalente a nossa Receita Federal. Neste link aqui você localiza a Agenzia delle Entrate mais próxima ao seu endereço!


 Entre os motivos para que se faça o Codice Fiscale, podemos dizer que: o mesmo é requerido em situações de compras como por exemplo: um chip de celular, ou pode ainda ser solicitado para que seja celebrado o contrato de aluguel de um apartamento ou casa, que será posteriormente declarado (a) como a sua residência, possibilitando desta maneira, a solicitação da Cittadinanza junto ao Comune. O próprio Comune pode vir a solicitar o mesmo para que se faça a prática.


 Tão logo você consiga, através do link acima, descobrir a Agenzia na qual irá comparecer para solicitar o Codice, faça fotocópia dos seguintes documentos: 

  • Da página do passaporte onde constam seus Dados.

  • Da página do passaporte onde consta o carimbo com a sua data de entrada na Itália. Caso a entrada tenha se dado diretamente pela Itália, ou com escala em país Non Schengen, este carimbo já representa a Dichiarazione di Presenza, lembra-se? Do contrário você deve antes realizar a Dichiarazione di Presenza junto a Questura conforme te expliquei no último Post, para então anexar a foto cópia deste documento aos dois já destacados.

 Durante seu atendimento você deverá preencher o Módulo de Ricchiesta na própria Agenzia delle Entrate para então entregá-lo ao funcionário que lhe atenderá no guichê, junto às fotocópias acima elencadas.

 Atenção a esta dica importante: Caso lhe seja solicitado um Permesso di Soggiorno (Permissão de Estada) explique que não o possui, pois veio à Itália para requerer sua Cittadinanza! O Permesso não é necessário!


 Após inserir seus dados no sistema ele lhe entregará uma folha A4, como aquela que ilustra este nosso Post, carimbada pelo mesmo. A sequência numérica deste documento é o seu Codice Fiscale! Lembre-se de conferir imediatamente seus dados, e sinalizar qualquer erro, pois o funcionário terá pouco tempo para corrigi-los no sistema, uma vez que após alguns minutos o mesmo bloqueia alterações por medida de segurança por 24 hras. Nos casos em que erros não sejam corrigidos, corre-se o risco de ter o pedido de residência negado pelo Comune, até que ocorram as devidas correções!


 Então pessoal, vejam como é extremamente importante entender que, ao chegar na Itália não temos tempo a perder! Já no segundo dia, após estar acomodado no hotel, casa ou alojamento que você reservou previamente a sua viagem, procure fazer a sua Dichiarazione di Presenza (caso não tenha entrado diretamente pela Itália ou com escala escala em país Non Schengen) e também o seu Codice Fiscale!!!!!

No próximo Post irei escrever sobre Dichiarazione Di Ospitalitá e Cessione di Fabbricato, fique ligado!


Um abraço ed Arrivederci!!!

8 visualizações
CONTATO

Via Guido Reni 101 - CAP 10136

Torino, Piemonte - Itália

​​

Tel / WhatsApp: +39 351-996.5090

duetobuscadedocumentos@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone

© 2019 por Pedro Pandolfo.

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem