Buscar
  • Pedro Henrique Pandolfo

Finalmente, Itália!

Atualizado: 25 de Nov de 2019

 Ciao amici! Como vamos?! Chegou a hora de descobrirmos como funciona o processo de Cittadinanza em solo Italiano. Sim, porque a esta altura você já efetuou todos os passos necessários ao processo, aqueles que deveriam ser cumpridos ainda em terras Brasileiras e dizem respeito basicamente a documentação. Calculou o tanto de dinheiro que vai precisar, que roupas levar (a Itália possui muito bem definidas as quatro estações!), etc... Então sem mais delongas, vamos a fase Italiana do processo de Cittadinanza!



 Em nosso último post que você confere aqui, te demos dicas para preparar sua viagem da melhor maneira possível. Entre algumas dicas, ficou bastante claro que você precisa ter hospedagem já acertada, desde antes de sua partida do Brasil, no Comune que escolher para efetuar sua prática (lembre-se: a prática pode ser iniciada somente no Comune de sua residência!). Da mesma forma, é extremamente desejável que você já tenha feito contato com uma duzia de agências imobiliárias, ou com muita sorte, proprietários particulares para o aluguel da sua futura casa. 

 Ainda naquele Post prometi detalhar ainda mais a questão da entrada em espaço Europeu, afinal de contas: Entrar diretamente pela Itália ou por outro país da União Europeia?


ESPAÇO SCHENGEN:


O Acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Na prática não existem fronteiras entre os países signatários deste tratado.

DICHIARAZIONE DI PRESENZA:


 Quando você compra uma passagem sem escalas, isto é, com entrada direto do Brasil pelos aeroportos Italianos, em geral os de Malpensa (Milano) ou Fiumiscino (Roma), ou ainda, com escalas em outros países não pertencentes ao Espaço Schengen, você receberá um carimbo diretamente no passaporte ao superar a imigração na Itália. Esse carimbo irá conter entre outras informações, o aeroporto de entrada bem como a data de chegada. Em termos práticos, este carimbo já funciona como uma Declaração de Presença (Dichiarazione di Presenza), pois você o receberá ao pousar na Itália.

 Entretanto, quando entra-se em espaço Europeu à partir de um dos países adeptos do acordo Schengen (que não a Itália), recebe-se o carimbo no passaporte diretamente neste país. Em seguida, quando pega-se um novo avião, deste país com destino final Itália, ao chegar na Itália, não se recebe mais nenhum carimbo, pois a regra do espaço Schengen é que o controle de imigração (com o respectivo carimbo de entrada) seja feito no primeiro país de chegada do viajante. Como o tempo entre o desembarque neste país e a chegada na Itália pode variar em dias, semanas, etc... a forma como o Governo Italiano resolveu lidar com esse problema chama-se Dichiarazione di Presenza, ou, Declaração de Presença. A mesma deve ser feita em até 8 dias, mas somente nestes casos onde a entrada não se dá diretamente pela Itália ou país não pertencente ao acordo Schengen. Para efetuar esta declaração, basta entregar o formulário abaixo preenchido na Questura (Delegacia de Polícia) responsável pelo Quartiere (Bairro). O setor da Questura chama-se Ufficio Imigrazione!


Leve consigo os seguintes documentos:

  • Uma fotocópia da página do seu passaporte com os seus dados pessoais e da página com o carimbo de entrada;

  • O comprovante de um seguro saúde que tenha a mesma duração do seu período aqui (que normalmente é de 90 dias) ou o Formulário IB-2 do qual falamos no post passado;

  • Uma fotocópia do documento da pessoa que está te hospedando no imóvel;

  • Uma fotocópia da dichiarazione di ospitalità ou da cessione di fabbricato, documentos estes que veremos nos próximos posts.

 Embora o Ufficio Imigrazione esteja sempre abarrotado de imigrantes, que estão lá para renovar o seu Permesso de Soggiorno (Permissão de Estada), este não é o seu caso, pois você estará lá unica e exclusivamente para carimbar a sua Dichiarazione di Presenza. Todos os imigrantes que ali se encontram, agendaram um atendimento para renovação do Permesso. Ao contrário deles, pessoas que devem registrar a Dichiarazione di Presenza não necessitam agendar atendimento, portanto, você não deve esperar na fila. De forma educada, procure aproximar-se do Guichê e quando indagado pelo Oficial sobre o motivo de lá estar, tenha em mãos a Dichiarazione e o seu passaporte. Após conferir seus documentos o mesmo irá carimbar o formulário entregando a você uma das vias, que deve estar sempre a mão deste momento em diante, enquanto não houver a concessão do Permesso di Soggiorno in Attesa di Cittadinanza (caso este seja necessário) ou ainda a própria Cidadania. Esse documento pode vir a ser solicitado posteriormente.


 Então caro amigo Italiano, fica bastante claro que este Post direciona-se, em especial àqueles que entraram/entrarão na Itália com escalas em países signatários do Espaço Schengen, pois desta forma será necessário declarar presença em solo Italiano, impreterivelmente em até 8 dias. Se você optar por entrar na Itália vindo diretamente do Brasil ou de algum país não integrante do espaço Schengen, saiba que optou pela maneira menos trabalhosa, pois você não precisará efetuar a Declaração de Presença. 

 Por fim, e não menos importante deixo aqui uma dica importante: Ao ser questionado, quer seja ao entrar pela Itália ou por outro país Schengen, sobre o motivo da sua viagem à Itália, seja sincero, fale sempre a verdade! O mesmo pode ser dito sobre o momento em que você estiver de frente ao Oficial que vai assinar sua Dicchiarazione di Presenza, diga sempre a verdade sobre os seus motivos de estar ali:


Você rumou à Itália, para concretizar seu processo para a Dupla Cidadania!


No próximo Post te explicarei mais sobre o Codice Fiscale, o CPF Italiano, assim como a Dicchiarazione di Ospitalità / Cessione di Fabbricato.


Até a próxima, arrivederci!

9 visualizações
CONTATO

Via Guido Reni 101 - CAP 10136

Torino, Piemonte - Itália

​​

Tel / WhatsApp: +39 351-996.5090

duetobuscadedocumentos@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone

© 2019 por Pedro Pandolfo.

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem