Buscar
  • Pedro Henrique Pandolfo

Permesso di Soggiorno in Attesa di Cittadinanza.

Atualizado: 21 de Nov de 2019

 Olá caro leitor! Como vai? Você alguma vez já ouviu o termo Permesso di Soggiorno? Hoje iremos falar resumidamente do que se trata, detalhando um pouco mais um tipo específico de Permesso di Soggiorno, aquele "In Attesa di Cittadinanza".


PERMESSO DI SOGGIORNO:


 Primeiramente, temos de saber que quando se vem à Itália por motivo de turismo, podemos permanecer por um período de até 3 meses, sem possuir qualquer tipo de visto ou Permesso (atente-se: esses dois não são a mesma coisa). Ao contrário de Países como por exemplo, os Estados Unidos, onde ate mesmo para turismo temos de possuir um visto, emitido pelas autoridades competentes. 

 Todavia, sempre que tivermos a intenção de permanecer por mais de três meses em solo Italiano, devemos solicitar um visto que indique o motivo desta estada. Este visto é emitido ainda no Brasil pela autoridade Consular. Após chegar na Itália, de posse do visto, devemos solicitar as autoridades Italianas o Permesso di Soggiorno, que nada mais é que uma permissão de estada no país!

PERMESSO DI SOGGIORNO IN ATTESA DI CITTADINANZA:


 No caso de Brasileiros que venham a Itália munidos de documentação para a Cidadania Italiana, nos moldes sobre os quais escrevemos por aqui, não se faz necessário entrar com visto, seja ele de trabalho, estudo ou qualquer outro. Em princípio, somos sempre turistas. Ainda sim, sabemos que qualquer processo de Cittadinanza está sujeito a demorar além dos três meses permitidos para turismo. É aí que entra o Permesso di Soggiorno In Attesa di Cittadinanza!

 Após protocolar os seus documentos no Comune, atente-se para o tempo no qual você já está na Itália. Se perceber que este tempo irá exceder três meses então siga os seguintes passos: 

  1. Retorne ao Comune, no Ufficio di Stato Civile, e peça ao oficial que o atendeu uma cópia da "Domanda" que nada mais é que o documento que você preencheu ao protocolar os documentos.

  2. Faça foto cópia de TODAS as páginas do seu Passaporte.

  3. Vá ao Correio (Posta Italiana) e peça o Kit Giallo para Permesso. 

Dentro do Kit Giallo, você encontrará os seguintes ítens:

  • Módulo 1 

  • Módulo 2

  • Informativa Generale

  • Tabela Allegata

 Para que possamos fazer o Permesso iremos utilizar somente o Módulo 1, que deverá ser preenchido e anexado ao restante dos documentos citados acima. Ao colocar o Módulo 1 juntamente com os demais documentos dentro do envelope, sem lacrar, levará o mesmo à Posta (Correio) novamente onde o funcionário irá conferir os documentos e o Módulo, lacrando o mesmo logo em seguida. Neste momento será necessário o pagamento de taxas inerentes ao pedido, as quais não devem superar quando somadas, 80 euros.

 Após efetuar o pagamento o funcionário lhe dará uma folha contendo data e hora para comparecer a Questura para tirar as impressões digitais, assim com uma relação de documentos necessários naquele dia.

 Em todo o caso, notem que fazer este Permesso é um DEVER, para que não haja permanência ilegal no país durante o processo de Cidadania. Este Permesso não autoriza trabalho de qualquer natureza e não se estende à cônjuges, portanto, pense duas vezes antes de trazer consigo, acompanhantes.

 Então pessoal, pretendo detalhar em um post futuro o preenchimento do Módulo no Kit Giallo, mas saiba que, ao efetuar a solicitação do Permesso com sua consequente liberação, você estará seguro para esperar tranquilamente pelo desfecho do seu processo. Não se esqueça de ter o mesmo sempre junto ao Passaporte nos seus passeios pela belíssima Itália!


Um forte abraço e até mais!!

6 visualizações
CONTATO

Via Guido Reni 101 - CAP 10136

Torino, Piemonte - Itália

​​

Tel / WhatsApp: +39 351-996.5090

duetobuscadedocumentos@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone

© 2019 por Pedro Pandolfo.

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem