Buscar
  • Pedro Henrique Pandolfo

Protocolar os Documentos junto ao Stato Civile.

Atualizado: 21 de Nov de 2019

 Olá pessoal! Chegamos a um dos momentos mais tensos do processo, sim, é hora de protocolar todos os documentos trazidos do Brasil junto ao Ufficio di Stato Civile. Anteriormente você executou seu pedido de residência junto ao Ufficio Anagrafe, aguardou pacientemente pela visita do Vigile e tão logo este executou a visita, levou mais alguns dias para realizar o Accertamento (confirmação da sua residência junto ao Setor Anagrafe do Comune). Pois bem, depois disto tudo, seu nome já conta entre os residentes do Comune e por este motivo chegou a hora de você dirigir-se a um setor específico do Comune, chamado Ufficio di Stato Civile. 

 Neste setor, o Ufficiale di Stato Civile irá requisitar seus documentos para então revisar todos eles, analisando minuciosamente cada um deles. Como eu disse mais acima, esse é um momento tenso, pois o Oficial pode encontrar erros que coloquem em dúvida o direito à Cittadinanza, por isso é muito importante que todos os documentos sejam cuidadosamente avaliados ainda no Brasil, antes de traduzir e apostilar, corrigindo erros, por mais inocentes que estes pareçam ser. Vejam bem: A essa altura, já se gastou com Documentos, Passagem, Aluguel, enfim... você não quer por tudo a perder, não é mesmo?


A ESPERA PELA NON RINUNCIA:


 Após protocolar os seus documentos, o Comune, por meio do Ufficio di Stato Civile, irá entrar em contato com o Consulado Italiano de sua jurisdição no Brasil, para solicitar a Dichiarazione di Mancata Non Rinuncia alla Cittadinanza Italiana, também conhecida simplesmente como Non Rinuncia. Este costuma ser o período mais longo do processo já que o Consulado demora de 30 a 90 dias para responder. Vale ressaltar que caso você possua documentos de mais de um estado, a Non Rinuncia será solicitada a todos os consulados responsáveis pelos estados nos quais foram emitidos os seus documentos. Importante também dizer que, existe a chance de que demore ainda mais que esse prazo, dependendo do nível de serviço que o consulado esteja enfrentando naquele momento.

 De qualquer maneira, caro leitor, agora tudo depende dos procedimentos entre Consulado e Comune, para quem está esperando pelos mesmos, só resta relaxar e curtir ao máximo a estada neste lindo país que é a nostra Itália. Lembre-se: você ainda não pode trabalhar, então, aproveite este momento para aprender ao máximo o idioma, a cultura, insira-se no contexto! Esta inserção será de suma importância no futuro!!


 Nos vemos no próximo post, arrivederci!

6 visualizações
CONTATO

Via Guido Reni 101 - CAP 10136

Torino, Piemonte - Itália

​​

Tel / WhatsApp: +39 351-996.5090

duetobuscadedocumentos@gmail.com

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone

© 2019 por Pedro Pandolfo.

Nome *

Email *

Assunto

Mensagem